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Luiz Menezes dos Santos
VW Fox/Gol?
Momento
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Cabecalho

 

 

 

Marcas:      VW
Modelos:     Fox/Gol/Polo/Voyage
Motor:         1.6 8V
Sistemas:  Transmissão Robotizada Imotion
Fabricante: Magneti Marelli
Versão:       CFC348V

Assunto:     Particularidades da transmissão CFC348V.
Óleo utilizado
Válvulas de controle
Sensores
Sistema hidráulico
Parâmetros de Funcionamento Sistema elétrico

1 – Óleo utilizado no sistema
Pode ser comprado nas concessionárias VW ou Fiat , os preços são semelhantes. Valor aproximado R$ 180,00.
A utilização de óleo fora da especificação deixa o sistema inoperante , podendo causar danos nos componentes hidráulicos,                                                                      a utilização de óleo de freio danifica o diafragma do acumulador de pressão , com isto o sistema não consegue manter-se pressurizado.

2 – Válvulas de controle


2.1 – Posicionamento das válvulas de controle:

Estas eletroválvulas são intercambiaáveis com o sistema da Fiat.

2.2 – Montagem incorreta
Atentar para não fazer a inversão das eletroválvulas OPV10 com PPV09.
Em caso de inversão ficará registrado o código de falha/DTC P172E – Atuador de mudança.

Causa: inversão da eletroválvula OPV10 Nº04 (seleção de marcha) com a eletroválvula PPV09 Nº03 (engate marcha ímpar).

3 – Sensores

3.1 – Sensor de posição de marcha engatada

Este sensor é tratado pelo scanner Rasther Tecnomotor como potenciômetro 1.
É responsável de informar qual marcha engatada.

3.2 – Sensor de posição de marcha selecionada

Este sensor é tratado pelo scanner Rasther Tecnomotor como potenciômetro 2 .
É responsável de informar qual a marcha selecionada.

3.3 – Sensor de posição da embreagem

O sensor de posição da embreagem e os dois potenciômetros de posição de marcha não tem contato físico funciona através de variações                                          de campo magnético. A melhor forma de visualizar seu funcionamento é soltar do seu alojamento mantendo ligado e passar um imã sobre                              ele e observar no scanner sua resposta.

3.4 – Sensor de velocidade do câmbio

Este sensor está localizado próximo a tampa traseira do câmbio , sua tomada pode ser invertida com a do motor elétrico da bomba de                                       pressão pois estão bem próximos.

3.5 – Sensor de pressão

Este sensor mede pressão do sistema que tem uma pressão de trabalho entre 45 a 55 bar quando a pressão está abaixo de 40 bar                                                     ao se abrir a porta do motorista a bomba é acionada.

4 – Unidade de pressão

A unidade de pressão tem seu acumulador, motor elétrico e (bomba de pressão na parte inferior) intercambiáveis com sistema Dualogic da Fiat.

5 – Bomba de engrenagem

Bomba de engrenagem responsável por gerar pressão do sistema, seu retentor pode danificar e passar óleo para o interior do motor elétrico                                         provocando a queima do fusível de proteção do mesmo, ela poderá ser substituída pela bomba da linha Fiat.

6 – Alojamento da bomba elétrica

É muito comum a bomba elétrica ficar armando e desarmando com muita frequência devido variações bruscas de pressão isto pode ser                                       confirmado através do scanner , falha do acumulador (membrana interna rompida) devido contaminação do óleo principalmente com óleo de freio.

7 – Caixa de fusíveis interna próximo ao pedal da embreagem

Nota: Para os modelos Fox até 10 de 2001 esse relé se encontra na caixa de fusíveis próxima ao porta-luvas.
Para os demais veículos está localizado na caixa de relés abaixo e a esquerda do volante da direção.

7.1 – Relé de comando do motor elétrico da bomba de pressão.

Toda vez que se abre a porta do motorista e a pressão estiver abaixo de 40 bar a unidade de comando aciona o relé, a unidade de comando                                           recebe o sinal através do interruptor da porta. O veículo em questão não utilizava o pino ″D″ (estava vazio no encaixe da cx de fusível).

8 – Parâmetros observados através do Scanner Rasther sobre o funcionamento da embreagem:

Condição Parâmetro de posição da embreagem Condição entre o motor e a transmissão
Chave de ignição ligado alavanca na posição N +1000 Acoplados
Motor ligado alavanca na posição N -500 Desacoplados
Motor ligado alavanca na posição 1 -200 Em acoplamento
Motor ligado alavanca na posição 1 0 Acoplados
A medida que se movimenta o veículo este valor varia até +1000

9 – Parâmetros observados através do Scanner VAG:

Esta é a tela mostra se tem mudanças de marcha através das borboletas do volante (05 com ) x (01 sem ):

10 – Unidade de comando da transmissão robotizada:

Créditos: 

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