Bem vindo ao nosso Novo Portal
A fonte atualizada do mecânico
Olá, você é nosso convidado! Venha conhecer o Portal do Mecânico, a fonte do mecânico atualizado. Aqui você terá matérias técnicas, dicas interessantes, cursos e treinamentos, e muita troca de experiência entre profissionais experientes na arte de reparar veículos. Sejam todos bem vindos!
nov
17
Luiz Menezes dos Santos
Focus flex até 2009 – Indicação no painel – motor avariado e ou transmissão avariada
Nossas Dicas
0

Cabecalho

Marca: Ford

Modelo: Focus

Combustível: Flex
Ano: Anterior a 2009
Sistema: Injeção/transmissão

Defeito: “MOTOR AVARIADO” e/ou “TRANSMISSãO AVARIADA” indicadas no Painel de Instrumentos.

Histórico:

Alguns veículos Focus com data de produção anterior a 02/02/2009 podem apresentar falha de “MOTOR AVARIADO” e/ou “TRANSMISSãO AVARIADA” indicadas ao Cliente através de mensagens no Painel de Instrumentos. A causa das falhas mencionadas pode se relacionar com problemas intermitentes de contato na caixa de fusíveis.

1. Procedimento de diagnóstico

falhas dos veículos identificados em campo ocorreram de forma intermitente. A causa potencial identificada foi de contato intermitente no conector C90, localizado na caixa de fusíveis e relês no habitáculo do motor.
Obs: A falha resultante do problema mencionado não afeta de nenhuma forma a segurança dos ocupantes e também não altera o nível de emissões do veículo. Tanto o motor quanto a transmissão não tem seu funcionamento alterado.
Os códigos de falha identificados através da ferramenta de diagnóstico (scanner) geralmente estavam relacionados a falhas de comunicação entre módulos (DTC´s iniciados pela letra U). O Distribuidor deverá seguir o procedimento abaixo:
1. Desligar o terminal negativo da bateria;
2. Retirar o conector C90 da caixa de fusíveis e relês localizada no habitáculo do motor para inspeção;
3. Verificar a integridade dos terminais “fêmeas” do conector. Se necessário, utilizar uma ponta de prova com dimensões semelhantes aos conectores “macho” localizados na caixa de fusíveis e relês;
A maioria dos veículos identificados apresentavam falha nos pinos de número 01 e 15 (parte do sistema de comunicação da rede CAN), porém os demais pinos também podem apresentar falha.
4. Verificar a integridade dos conectores “macho” localizados na caixa de fusíveis (inclusive incidência de ranhuras nos terminais, indicando contato entre os conectores);
Se identificado possível problema durante o diagnóstico, retrabalhar os pinos machos e conectores fêmeas para regularizar o contato dos terminais.

 Créditos:

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.